top of page
Buscar
  • Foto do escritorPsicólogo Raul Ferreira Maldonado

Sobre as doenças que falam e as que não falam...

Você com certeza é uma pessoa falante, mas do que você fala?!


Estamos inseridos em uma sociedade de linguagem, na qual a comunicação é semente e fruto de nossas relações.


E portanto podemos nos expressar da maneira como bem entendermos, de acordo com nossas convicções, impulsos e desejos, certo?!


Beeem... nós dois sabemos que não é bem assim, e não existe a possibilidade de ser... e por não ser nada disso, muitas vezes o que não é dito é causador de tanta confusão, desentendimento, sofrimento... e nesse ponto não me refiro a nenhuma relação alheia, mas a nossa com nós mesmos.


Para a nossas constituição psíquica o não dito é tão relevante quando o dito, e por muitas vezes é o que não dizemos, nem a nós mesmos, que são causadores de muita angústia e sofrimento, mas só encontram no corpo e na doença alguma maneira de se manifestar, é o que chamamos na psicanálise de sintoma.


Diante do que foi causado pelo não dito ou agido, somente a fala pode curar.

Mas não me refiro a qualquer fala. Como eu disse antes, somos seres falantes e nos comunicamos o tempo todo. Não se trata portanto da conversa com os familiares, amigos, colegas... porque nessas relações não podemos falar tudo.


É sobre os impulsos, os desejos, a fala que não chega a consciência que me refiro, ou que até chega, mas de forma alguma é ouvida...


Para que possamos permitir e assumir essa fala, o espaço da análise é único. Em nossa sociedade, somente ali nos permitimos e inclusive somos incentivados a falar sobre TUDO QUE NOS VEM A MENTE, sem censuras, sem inibições, e a partir disso descobrimos tantas coisas que eram ocultas, até mesmo para nós... e em alguns casos eram essas as coisas causadoras dessas doenças, que só encontram ali, na confidência da analise, a cura pela palavra.


Caso você esteja buscando um espaço 100% seguro, onde você será ouvido e se ouvirá, sem censuras, sem nenhum tipo de inibição ou recriminação, para falar TUDO QUE LHE VEM A MENTE, estou a disposição!


Psicólogo Raul Ferreira Maldonado

CRP - 08/31575



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page