top of page
Buscar
  • Foto do escritorPsicólogo Raul Ferreira Maldonado

Final de ano também é tempo de cuidar da saúde mental

Como é sua relação com o final de ano e sua saúde mental?


AHHH, O Fim de ano se aproxima e com ele todos os problemas, angústias, ansiedades e sofrimento vão embora não é mesmo? Claro que não!


Este período de pausas, férias, festividades, é muito esperado pela maioria de nós. É quando podemos aliviar um pouco o estresse da rotina, aproveitar o nosso tempo com pessoas queridas e, é claro, descansar. Você concorda? Se esse for o seu caso, eu fico feliz por você!


Mas você sabia que este tempo de fim de ano é também causador de muita angústia, ansiedades e sofrimento a milhares de pessoas? Muitas pessoas, pelos mais variados motivos, não encontram nesses recessos a mesma paz que outras. Seja por não terem atingido suas metas, angústias pessoais, encontros familiares, entre outros.


Nessa época do ano, o número de pessoas que se sentem deprimidas cresce e a taxa de suicídio tem um aumento médio de 15% no mês de Dezembro de acordo com o CVV (Centro de Valorização da Vida – 188).


Ao mesmo tempo essas pessoas não encontram nesses momentos espaço para falar sobre isso e é comum ouvirmos daqueles em sofrimento que “não querem incomodar” / “não quero acabar com a felicidade do outro”, e inclusive nesse período até a ajuda profissional é reduzida, afinal, nós profissionais da saúde mental também tiramos férias, temos nossos momentos de descanso.


E hoje por dois motivos estou fazendo este post:


1 - Pela relevância desse tema e para lembrar e conscientizar que FINAL DE ANO TAMBÉM É TEMPO DE CUIDAR DA SAÚDE MENTAL, converse sobre isso com as pessoas que estão com você.


2- Para informá-los que eu estarei por aqui durante essas semanas, e caso você ou algum conhecido seu esteja passando por momentos de dificuldade, estou à disposição para atendê-los no consultório. Basta entrar em contato comigo.


Você sabia disso tudo? Já tinha pensado sobre isso? Me conta nos comentários...


Muito Obrigado!


Psicólogo Raul Ferreira Maldonado





Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page