Como é sua relação com o final de ano e sua saúde mental?
AHHH, O Fim de ano se aproxima e com ele todos os problemas, angústias, ansiedades e sofrimento vão embora não é mesmo? Claro que não!
Este período de pausas, férias, festividades, é muito esperado pela maioria de nós. É quando podemos aliviar um pouco o estresse da rotina, aproveitar o nosso tempo com pessoas queridas e, é claro, descansar. Você concorda? Se esse for o seu caso, eu fico feliz por você!
Mas você sabia que este tempo de fim de ano é também causador de muita angústia, ansiedades e sofrimento a milhares de pessoas? Muitas pessoas, pelos mais variados motivos, não encontram nesses recessos a mesma paz que outras. Seja por não terem atingido suas metas, angústias pessoais, encontros familiares, entre outros.
Nessa época do ano, o número de pessoas que se sentem deprimidas cresce e a taxa de suicídio tem um aumento médio de 15% no mês de Dezembro de acordo com o CVV (Centro de Valorização da Vida – 188).
Ao mesmo tempo essas pessoas não encontram nesses momentos espaço para falar sobre isso e é comum ouvirmos daqueles em sofrimento que “não querem incomodar” / “não quero acabar com a felicidade do outro”, e inclusive nesse período até a ajuda profissional é reduzida, afinal, nós profissionais da saúde mental também tiramos férias, temos nossos momentos de descanso.
E hoje por dois motivos estou fazendo este post:
1 - Pela relevância desse tema e para lembrar e conscientizar que FINAL DE ANO TAMBÉM É TEMPO DE CUIDAR DA SAÚDE MENTAL, converse sobre isso com as pessoas que estão com você.
2- Para informá-los que eu estarei por aqui durante essas semanas, e caso você ou algum conhecido seu esteja passando por momentos de dificuldade, estou à disposição para atendê-los no consultório. Basta entrar em contato comigo.
Você sabia disso tudo? Já tinha pensado sobre isso? Me conta nos comentários...
Muito Obrigado!
Psicólogo Raul Ferreira Maldonado
Comments