top of page
Buscar
  • Foto do escritorPsicólogo Raul Ferreira Maldonado

Setembro Amarelo - Mês de Prevenção ao Suicídio

Atualizado: 21 de set. de 2020

Hoje, 01/09/2020, encerramos o mês de agosto e sua campanha "Agosto Lílas" pelo combate a violência doméstica e Relacionamentos Abusivos e iniciamos a campanha do "Setembro Amarelo" pela conscientização e prevenção ao Suicídio, e aproveito esta oportunidade para relacionar estes marcos.


A Violência Doméstica e os Relacionamentos Abusivos causam prejuízos a saúde mental das vítimas e em alguns casos pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais, entre eles a Depressão. Estes danos podem ser tão severos que resultam na escolha de por fim a própria vida.


Você sabia que o Suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos? E os maiores riscos estão associados a transtornos mentais? De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) cerca de 50% a 60% das pessoas que morreram por suicídio nunca se consultaram com um profissional da saúde mental ao longo da vida, e isso se deve muitas vezes por conta de estigmas e preconceitos.


Mas todos podemos ajudar, combatendo a Violência Doméstica, combatendo os Relacionamentos Abusivos e os estigmas relacionados ao Suicídio.


Como?

* Fique atento aos sinais

** Cuide de seus amigos e familiares

*** Busque ajuda especializada!


Caso esteja sofrendo ou conhece pessoas que precisam de ajuda, entre em contato comigo, encaminhe, compartilhe!


Psicólogo Raul Ferreira Maldonado

CRP - 08/31575




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page