top of page
Buscar
  • Foto do escritorPsicólogo Raul Ferreira Maldonado

Será que eu sei O que é Relacionamento Abusivo?

Olá pessoal! Como vocês estão?


Trouxe hoje esse Post pra falar sobre esse tema que com certeza você já ouviu falar, e é tão importante, deve ser sempre repensado e debatido e é um tema que aparece bastante no consultório, bastante gente tem dúvidas, mas muita gente não sabe exatamente O que é Relacionamento Abusivo?


Relacionamento Abusivo é qualquer tipo de relação onde haja o excesso de poder de um sobre outro... seja a partir de atitudes, de ações, ordens, que limitam, que constrangem , que humilham... Portando relações onde hajam intimidação, abuso, "jogo de poder", manipulação, perda de liberdade, individualidade, independência, punição, e/ou violência de qualquer tipo, podem ser considerados abusivos.


Eu sempre busco enfatizar isso de que Violência NÃO é só física. Não é porque não acontecem essas agressões que o relacionamento não é abusivo. Por isso é importante entender o que é violência, e é então o “uso intencional de força ou poder ameaçados ou reais que resultem ou tenham probabilidade de resultar em ferimento, dano psicológico, mal desenvolvimento, privação ou morte”, por isso existem mais de uma forma de violência, seja ela física, verbal, sexual, psicológica, moral, entre outras!


E diferente do que comumente se fala e se imagina, os Relacionamentos Abusivos, não são exclusividade dos relacionamentos amorosos, não é somente entre parceiros que nos deparamos com isso. Eles podem ocorrem em diversos âmbitos como os Relacionamentos Abusivos na Família, nas Amizades Abusivas, no ambiente de Trabalho, entre outros.


Agora que você já sabe que esse tipo de situação não é exclusividade dos relacionamentos amorosos, você pode estar se perguntando quem pode sofrer de Relacionamentos Abusivos, e a resposta é TODOS. Sim, todos nós estamos sujeitos a nos depararmos com situações de relacionamento abusivo INDEPENDENTE de idade, de gênero, de situação econômica, de escolaridade... Enfim, todos, estamos sujeitos a nos depararmos com relacionamentos abusivos e até sofrermos com isso, desde crianças, jovens, adolescentes, adultos, idosos, homens, mulheres e toda a comunidade LGBTI+. Relacionamento abusivo é um dos temas do qual tive mais interesse e contato, tanto durante a formação em psicologia, como no consultório e é a área a qual tenho me dedicado cada vez mais!


Agora me conta... você conhecia todas essas variedades e características de Relacionamentos Abusivos? Espero ter conseguido trazer brevemente pra vocês o que é essa situação e ajudar para se possa repensar o quão saudáveis estão seus relacionamentos.


Caso tenha interesse no assunto, ou tenha interesse em marcar um atendimento é só entrar em contato comigo!


Psicólogo Raul Ferreira Maldonado

CRP - 08/31575



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page