top of page
Buscar
  • Foto do escritorPsicólogo Raul Ferreira Maldonado

A relação entre a lenda de Minotauro e Teseu e a Psicologia

Você conhece a lenda de Minotauro e Teseu da mitologia grega?


Nessa história, o herói Teseu foi enviado para a ilha de Creta como sacrifício ao Minotauro, guardião de um labirinto projetado de tal maneira que quem se aventurasse por ele não seria capaz de sair e consequentemente acabaria devorado por ele.


Nesta história, Teseu, recebeu a ajuda de Ariadne que além de lhe dar uma espada para enfrentar o Minotauro, deu-lhe um fio de lã para que ele pudesse encontrar a saída do labirinto na qual ela estaria segurando a outra ponta deste carretel.


Esta é uma das histórias mais famosas da mitologia grega e não deixa de ser por outro lado muito simples. Diante da situação que se viu, Teseu pediu e recebeu a ajuda de Ariadne que soube apresentar a proposta do fio que conduziria o herói a saída do labirinto em que se encontrara.


A partir desse breve relato, faço a relação entre esta história de Teseu e a história de cada um de nós. Por maior que fosse a bravura e valentia do herói ele não teria saído sozinho do labirinto e acabaria em grande sofrimento. E o fato de ele ter pedido e aceitado a ajuda de Ariadne, não foi motivo de vergonha, nem o tornou menos merecedor de sua sucedida história.


Diante disso, eu proponho a seguinte reflexão, por que muitas vezes as pessoas em sofrimento não aceitam que estão passando por uma situação e difícil? E por que não buscam nem aceitam ajuda?

Pode ser por vergonha, medo, receio... mas será que se Teseu pensasse dessa maneira teria se tornado um Herói ou acabaria preso no labirinto em que se encontrava?


Muitas vezes por “n” motivos acabamos nos perdendo em nossos proprios labirintos, sejam pensamentos, impulsos ou sofrimentos e nenhuma solução parece possível, mas nem por isso devemos deixar de procurar ajuda.


Nesses casos a Psicanálise pode ser o fio que conduz a pessoa para fora de seus labirintos.


Se precisar ou conhecer pessoas que estejam precisando de ajuda contem conosco!


Psicólogo Raul Ferreira Maldonado

CRP – 08/31575



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page